Arenas de rodeio: quais são as 5 melhores do interior do estado de São Paulo?

Nossa Festa do Peão de Boiadeiro é considerada uma prática competitiva em que o atleta tenta permanecer por 8 segundos no lombo de um animal, cavalo ou touro. São centenas de eventos ao ano, ambientados em locais próprios e estruturados, as arenas de rodeio.

Comum nos Estados Unidos, o rodeio encontrou no Brasil uma aceitação incrível. Muito apreciado em países como o Canadá, o México e outros da América Latina além das distantes Austrália e Nova Zelândia. Como podemos ver, um fenômeno mundial em se tratando de adeptos e seguidores.

Arena em Barretos-SP
Reprodução do Pinterest

É certo que os rodeios convivem com as críticas, com o argumento do desrespeito para com os animais mas correto afirmar também que os eventos mudaram a economia de pequenas cidades e até de regiões. Movimentam toda a mídia e o mercado da moda, da beleza e da gastronomia. As indústrias de suporte e os vários setores do transportes também passam por forte impacto positivo.

No interior de São Paulo são mais de 200 eventos durante o ano. Os maiores acontecem entre os meses de abril e outubro. Milhares são os visitantes de cada um deles. Com exceção de Barretos, que chega a receber 1,5 milhão de pessoas nos dias de sua programação.

Peões de rodeio em Douradina-PR
Reprodução do Pinterest

Um grande evento, um local adequado: as arenas são locais específicos que recebem as competições e os espetáculos musicais com artistas renomados do Brasil ou de fora, no caso dos mais renomados.

A qualidade das arenas influencia os fãs dos rodeios e não por acaso as mais estruturadas acabaram se tornando as mais tradicionais. Os governantes dos municípios citados logo abaixo investiram nesse conceito e colhem os frutos todos os anos, com reflexo direto na economia local.

Conheça as arenas mais estruturadas do interior paulista e suas cidades incríveis:

1. Americana:

Os cowboys e as cowgirls são recepcionados no Parque de Eventos CCA de Americana. Acontece anualmente desde 1.997, com estimativa de 400.000 visitantes. O evento capricha no planejamento e recebe shows de grande porte. Quanto às competições, os melhores peões estão sempre presentes, e o show é certo!

2. Barretos:

Monumento ao peão em Barretos-SP
Reprodução do Pinterest

Dentre as arenas de rodeio é a melhor das estruturas, sem dúvida. O Parque do Peão recepciona os visitantes – mais de 1 milhão deles – com qualidade e melhora a cada edição. Praça de alimentação, área de camping, farmácias e até heliponto. O Estádio de Rodeios (com capacidade para 50.000 pessoas, entre geral e arquibancada) é o local dos grandes shows sertanejos e das disputas de montaria.

O célebre arquiteto Oscar Niemeyer foi o responsável pelo projeto do estádio, que possui formato de ferradura. Em área específica está o oratório dos peões, onde cada um deles exerce a sua fé antes de cada competição.

Estando em Barretos, não deixe de conhecer a Catedral do Espírito Santo, o Memorial do Peão de Boiadeiro e o Cine Barretos. Destaque também para o Guilda Giv (cervejaria com bar anexo, considerado por muitos como o melhor da cidade).

3. Itapecerica da Serra:

A festa acontece no Ginásio Municipal de Esportes, totalmente adaptado e com estrutura compatível com a grandiosidade do evento. Itapecerica da Serra oferece uma das melhores festas do peão do país e está a apenas 33 km da capital do estado. Além das tradicionais competições, shows com nomes de destaque da música sertaneja estão sempre presentes.

4. Jaguariúna:

Red Eventos: Uma área livre de 400 mil metros recebe um dos maiores rodeios do país. Lojas, praça de alimentação e atendimento médico fazem parte da estrutura. O público estimado é de 120 mil pessoas durante os dias do evento. Grandiosos shows e peões importados da Austrália, Canadá e Estados Unidos. Jaguariúna possui uma das mais completas arenas.

5. Piracicaba:

Prova de rodeio
Reprodução do Pinterest

Acontece no Parque Unileste, local de fácil acesso na rodovia SP 135. Cinco dias de evento com mais de 100 mil visitantes. Infraestrutura excelente. No mais, não dá para visitar a bela Piracicaba e não conhecer a Rua do Porto e o Alto do Mirante, cartão postal da imponente cidade.

Se você é da galera da bota e do chapéu, organize-se para assistir aos rodeios de sua preferência. E não deixe de visitar os locais de atrativo turístico de cada uma dessas cidades. Caso queira mais detalhes de uma delas, clique no link. Todas são incríveis.

>>> CONHEÇA ELDORADO, A “AMAZÔNIA PAULISTA”!

E aí, já conhece alguma dessas arenas de rodeio? Me diga nos comentários. Indique o blog aos seus amigos. Críticas construtivas também são muito bem vindas. Volte sempre e muita saúde, sorte e sucesso. SEMPRE!

>>> ÁGUAS DE SÃO PEDRO, A MENOR CIDADE PAULISTA (E UMA DAS MELHORES)!

Siga em frente. Mais imagens para se inspirar:

Arenas de Rodeio 374 Arenas do interior de São Paulo
Barretos - Estátua do Boi Bandido
4.9/5 - (20 votes)

One Comment on “Arenas de rodeio: quais são as 5 melhores do interior do estado de São Paulo?”

Deixe seu comentário