O que fazer em Águas de Lindóia, no Circuito das Águas Paulista (11 dicas)

Várias são as opções sobre o que fazer em Águas em Lindóia no interior de São Paulo. A 160 quilômetros da capital, o município fica na Serra da Mantiqueira e até pela sua localização privilegiada, seu clima é ameno e agradável e suas paisagens são simplesmente fabulosas. De verdade!

A arquitetura de suas construções – em especial da sua rede hoteleira – lembra cidadezinhas da Europa tornando o passeio ainda mais interessante. As atividades ao ar livre e seu turismo rural também merecem destaque.

Conhecida como a “capital termal do Brasil”, é ideal para quem procura alguns dias de descanso em família e quer desfrutar da calmaria de uma localidade interiorana.

A qualidade da gastronomia local é percebida em seus restaurantes e até nos refinados barzinhos espalhados pelo centrinho. O comércio oferece variadas alternativas em roupas e acessórios, malha e couro e deliciosos doces regionais. As opções de hospedagem são vastas e seus hotéis e pousadas atendem às expectativas.

Pequena e aconchegante, Águas de Lindóia recebe muito bem seus visitantes, que se despedem já com saudades. Portanto programe-se, convide quem você ama e vá arrumando as malas pois serão alguns dias inesquecíveis. E se liga nas 11 dicas que farão sua estadia por lá ser ainda mais interessante:

Morro Pelado:

Morro Pelado
Foto: Arquivo Pessoal

Do alto da montanha, a vista é privilegiada e a paisagem inebriante. O morro fica a 1.400 metros de altitude, bem na divisa com o estado de Minas Gerais. Com visão panorâmica de toda a cidade e várias outras da região, é bastante utilizada como plataforma para saltos de vôo livre, nos dias de céu limpo. Fica a 4 km do centro e o acesso é por estrada de terra íngreme e esburacada, mas vale o esforço: é um dos mais belos mirantes que já visitei. Rende lindas fotos e os cenários são únicos. Muito apreciado ao pôr do sol, a visita é obrigatória. CONFIRA.

Fazenda Morro Pelado:

Oferece vários passeios com cerca de 1 hora de duração, para todos os gostos e bolsos: turismo rural de qualidade, combinando o lazer com a natureza. Atrações como tirolesa, quadriciclos, passeio a cavalo, arvorismo, pedalinhos, fonte de água mineral, loja de artesanato e até um campo de paintball. Também possui um belo restaurante com fogão a lenha e chalés, caso a intenção seja de se hospedar ali por algum tempo.

Todos os passeios são acompanhados por monitores qualificados, portanto há preocupação para com a segurança e o bem estar do visitante. Para os que não estão hospedados na fazenda, a entrada e o estacionamento são gratuitos,  então aproveitar o seu dia por lá é uma boa pedida.

Praça Adhemar de Barros:

Praça Adhemar de Barros
Foto: Reprodução do Pinterest

É sentar-se e ficar por um bom tempo vendo a vida passar só ali, na contemplação: uma praça enorme e bonita, conservada e arborizada. Localizada no coração da cidade, é o ponto de encontro de todos e nada melhor que um passeio em família por lá.

Em resumo, tudo acontece na praça: as saídas para os passeios de trenzinho, os shows e as festas municipais, os encontros de carros antigos, diversos eventos e até as brincadeiras com as crianças e os recreadores dos hotéis. Vários quiosques e as vendas de pipoca, algodão doce, pastel, churros e aqueles sorvetes de massa, lembra? Que as abelhinhas ficam voando desesperadamente em volta da máquina? Maravilhoso.

Igreja Nossa Senhora das Graças:

Diversas são as razões em que necessitamos nos conectarmos com nossa paz interior e a bela igreja de 1.967 – com suas belas pinturas no teto – te aguarda para este momento só seu. Aconchegante, fica bem próxima ao Balneário Municipal e representa um espaço de fé e meditação a todos. Visite.

Morro do Cruzeiro:

Vista do Morro do Cruzeiro
Foto: Reprodução do Pinterest

De fácil acesso, o morro abriga o Cristo que abençoa a cidade. Entretanto o local poderia ser melhor aproveitado, até por ser um dos cartões postais do município. Também necessita investimentos em acessibilidade, pois a cidade atrai público da melhor idade e também crianças. Uma capela e lojinhas no local também seriam bem vindas. São críticas construtivas de alguém que se sentiu muito bem por lá. Mas em resumo o local por si só já é agradável com sua calmaria, a bela paisagem e o vento no rosto.

Represa Cavalinho Branco:

Espaço central com belas paisagens, ótimo para passear e interagir com a natureza, sendo assim bastante utilizado para caminhadas e prática de exercícios físicos tanto pelos turistas quanto pelos moradores locais. Com sua bela vista ao pôr do sol, fica a dica: vá no finalzinho da tarde.

Portal da Cidade:

Portal de Águas de Lindóia-SP
Foto: Reprodução do Pinterest

Se a primeira impressão é a que fica, a cidade está bem representada por seu portal. Um cartão postal bonito e limpo, com estacionamento e espaço para as fotos. Possui um bom paisagismo e uma jardinagem cuidada e portanto rende bons cliques para as suas lembranças e as postagens nas redes sociais. Não é apenas um portal, representa a chegada e a expectativa pelos belos momentos que virão, certamente.

Balneário Municipal:

Balneário Municipal em Águas de Lindóia-SP
Foto: Reprodução do Pinterest

São várias piscinas e o toboágua que fazem a alegria da criançada a preços acessíveis. A estrutura do local dispõe de vestiários, banheiros e duchas e uma área reservada para a hora do lanche com mesas e guarda-sol, pois é proibido alimentar-se nas piscinas (nada mais justo). Definitivamente é um local agradável para passar o dia e fica no centro, funcionando de terça a domingo. SAIBA MAIS.

Passeio de trenzinho:

Passeio de Trenzinho em Águas de Lindóia-SP
Foto: Reprodução do Pinterest

Saindo da Praça Adhemar de Barros com destino ao Morro do Cruzeiro, o veículo passa pelos diversos atrativos turísticos da localidade e certamente é um passeio lúdico e divertido para os pequenos, que simplesmente adoram. O passeio está disponível todos os dias e cabe em todos os bolsos. Vale vários registros fotográficos.

Thermas Hot Park:

Difícil ficar sem o que fazer em Águas de Lindóia. Neste parque aquático com piscinas temáticas, toboáguas gigantes e área para as crianças você não fica parado. Suas águas climatizadas são um diferencial, pois podem ser utilizadas durante o ano todo. A 6 quilômetros do centro, funciona de sexta a domingo.

Bosque Zequinha de Abreu:

Vista para a Praça Adhemar de Barros em Águas de Lindóia-SP
O que fazer em Águas de Lindóia? Veja esta Foto, reprodução do Pinterest

O Bosque é bem arborizado e possui uma feirinha de artesanato com bons preços. Assim como no Morro do Cruzeiro, algum investimento em acessibilidade é necessário em atenção aos idosos, pois possui alguns locais íngremes. Como sugestão, comece o percurso do bosque pela parte alta.

Não poderia ficar de fora uma visita ao centro comercial – em especial a Avenida São Paulo – pois são várias as opções em mais de 30 lojas. São lanchonetes, cafeterias, lojas de artesanato e produtos típicos, além de pequenas fábricas que te incentivam a fazer compras o dia todo, caso queira esvaziar os bolsos. Caso contrário, é ali que você compra as lembrancinhas do passeio.

>>> 3 CIDADES E 4 PASSEIOS INCRÍVEIS NO INTERIOR PAULISTA!

Gostou? Já sabe o que fazer em Águas de Lindóia? Deixe seu comentário. Indique aos seus amigos. Inspire-se em nossos artigos para planejar a sua próxima viagem. E volte sempre.

>>> PARANAPIACABA: 9 DICAS E UM PASSEIO DE TREM NO EXPRESSO TURÍSTICO!
>>> SOCORRO-SP: TURISMO DE AVENTURA E A ACESSIBILIDADE COMO DESTAQUE!

Bônus: mais algumas imagens para te inspirar:

Águas de Lindóia - Paisagem
5/5 - (6 votes)

Deixe seu comentário