Onde fica São Francisco Xavier e o que fazer por lá?

Se a pergunta “onde fica São Francisco Xavier” diz respeito a geografia, a resposta é bem simples: no Vale do Paraíba no interior de São Paulo – bastando acessar a Rodovia SP-50 e seguir até Monteiro Lobato-SP – após 22 quilômetros você já será recepcionado pelo belo portal do vilarejo. A primeira impressão é a que fica, e já é ótima!

Distrito de São José dos Campos e carinhosamente apelidado de “São Chico” é excelente opção para quem busca tranquilidade, sossego e contato com a natureza. Vamos conhecer um pouco mais?

A primeira impressão:

O centrinho de São Francisco Xavier é muito aconchegante e suas ruas conservam características de cidade pequena: são diversas lojinhas de artesanato e um casarão antigo – obra de 1.919 – que não tem como passar desapercebido.

Portal de Entrada de São Francisco Xavier

Segundo os moradores, o casarão serviu de ponto de encontro onde os soldados paulistas recebiam suas armas por ocasião da Revolução Constitucionalista de 1932.

No centrinho também está a belíssima Igreja de São Francisco Xavier, o coreto e uma linda pracinha com muitas árvores, além dos pássaros e suas músicas divinas em meio a um cenário de paz e tranquilidade. No centro do distrito estão também várias placas indicativas apontando para os passeios disponíveis.

Passeou e deu aquela fome?

A culinária também é uma das protagonistas de todo passeio por lá: já pensou em saborear uma deliciosa refeição com pratos a base de truta e shitake, que são encontrados em praticamente todos os restaurantes e pousadas? E que tal fazer sua refeição com esta linda vista, praticamente dentro da mata?

Refeição com vista para a mata

Agora se a pergunta “onde fica São Francisco Xavier” é mais ampla e não só geográfica, a resposta é um pouco mais difícil. Só podemos dizer que o turista que busca esse reduto encontra um pedacinho do paraíso bem pertinho da capital, em São José dos Campos.

Quando o assunto é natureza “São Chico” oferece ótimas opções. No distrito encontramos trilhas, cachoeiras e várias quedas d’água. E por falar em cachoeira, a Pedro David (abaixo) é parada obrigatória.

Cachoeira Pedro David em SFX

Basicamente tudo começou na época dos tropeiros. Durante o ciclo do ouro eles subiam para as Minas Gerais por rota que passava por ali. Com a escassez da pedra, foram se fixando na região cultivando cereais e os comercializando na região do Vale do Paraíba. Aos poucos a região foi ficando mais conhecida e outras pessoas foram chegando, colonizando e formando uma vila.

A origem de São Francisco Xavier

Um dos pioneiros – um fazendeiro português de nome Luciano José das Neves – ainda no tempo dos escravos trouxe para as suas terras a imagem de São Francisco Xavier, o seu padroeiro. Tempos depois doou a imagem e uma área para a construção de uma igreja, onde surgiu o vilarejo e posteriormente o distrito.

Igreja de São Francisco Xavier

São duas rotinas: de segunda a sexta com a vida pacata dos moradores em seu trabalho diário e aos finais de semana com a chegada dos turistas em busca de paz, tranquilidade ou aventura, de acordo com o gosto de cada um. Os mais aventureiros sobem a serra para tentar ver o muriqui, uma espécie de macaco símbolo da região. O clima é propício para a interação entre os moradores e os visitantes, que acontece naturalmente.

São Francisco é um distrito formado por 24 bairros por onde os antigos tropeiros deixaram também rastros de sua cultura. Hoje a vocação é para o turismo e proporcionar bem-estar às pessoas que procuram descanso e reconexão com a natureza. Se existe lugar perfeito para que isso acontecer esse lugar é ali.

Eventos em destaque

Outro destaque vai para alguns projetos culturais já implantados: o Festival de Literatura da Serra da Mantiqueira, o fantástico Encontro de Corais e também o Festival de Cordas. Também presentes estão os projetos oriundos da própria comunidade como as frequentes Festas Religiosas e a Feira do Produtor Rural – onde eles mostram tudo aquilo que produzem por ali mesmo.

Tranquilidade ou aventura_ qual a pedida_ SFX tem!

Um sensação de bem estar é o que experimenta o turista que procura São Francisco Xavier. As formações rochosas, o verde das matas, as águas límpidas dos rios, as cachoeiras e as quedas d’água formam um cenário ideal para as trilhas e caminhadas, os passeios a cavalo, a tirolesa, o rapel e a prática do bóia-cross.

Um diferencial da localidade é a diversidade gastronômica, que vai desde uma saborosa comida caseira com gostinho da vovó até pratos mais elaborados com produtos da própria região como a truta, a tilápia e o shiitake cogumelo de origem asiática também cultivado na própria região.

E as opções não param:

Boa variedade de frutas vermelhas, um queijo de cabra saudável e delicioso e o presunto de parma também marcam presença. Tem muita coisa mesmo. É só escolher o restaurante, de preferência no palitinho da sorte, pois muitos são ótimos e a escolha é complicada.

Bem típico mesmo é o “João Deitado”, uma broa simples de fazer e muito gostosa, herança dos tropeiros. Detalhe: assada na folha de bananeira. Veja a receita logo abaixo, no final do post.

É um prazer se reconectar com a natureza e nossas raízes em “São Chico”. Suas montanhas e suas matas são lindas e as águas muito límpidas. Visitar o distrito é um verdadeiro privilégio. E se então te perguntarem “onde fica São Francisco Xavier” você já terá a resposta na ponta da língua.

>>> 13 CIDADES DO INTERIOR DE SÃO PAULO PARA VOCÊ CONHECER – PARTE 1

E aí, já descobriu onde fica São Francisco Xavier? Compartilhe este artigo com seus amigos e deixe sua opinião nos comentários. Cadastre seu melhor e-mail para receber notificações dos próximos posts e fique agora com o nosso desejo sincero: muita saúde, sorte e sucesso. SEMPRE!

>>> 7 LINDAS CIDADES ENCRAVADAS NA MONTANHA QUE CHORA!
>>> MOTOCICLISMO É LIBERTADE – ASSISTA “21 DIAS SOB O CÉU”.

Receita do “João Deitado” – uma broa de fubá assada na folha de bananeira:

Ingredientes: 

3 xícaras de fubá, 1 xícara de banha, 2 colheres de manteiga, 1 xícara de farinha de trigo, 3 ovos, 2 xícaras de açucar, 1/2 xícara de leite, 1 colher (de sopa) de fermento, erva-doce a gosto e folha de bananeira.

Modo de fazer:

Derreter a banha e a manteiga em uma panela e escaldar o fubá. Deixe esfriar e misture os outros ingredientes até ficar uma massa mole. Com uma colher, colocar a massa na folha de bananeira e enrolar. Assar no forno (fogo baixo) até dourar. E bom apetite!

São Francisco Xavier viral 3,6 são francisco xavier
4.8/5 - (6 votes)

2 Comments on “Onde fica São Francisco Xavier e o que fazer por lá?”

Deixe seu comentário