Cidades do interior de São Paulo para conhecer (13) – parte 2

E para você que já descobriu 7 cidades do interior de São Paulo no artigo anterior (parte 1) e ainda está em dúvida, vou te deixar ainda mais reticente: vêm aí mais 6 maravilhosas cidades interioranas, uma melhor que a outra.

O sensacional Mário Quintana definiu o ato de viajar como “mudar a roupa da alma”. Mas viajar não é você mesmo em um lugar diferente? Pode até ser, mas a pessoa que vai não é a mesma pessoa que foi. Volta muito melhor.

Vamos lá às 6 opções para seu próximo passeio? Se estiver indeciso não esquenta, visite todas!

Serra Negra:

E a oitava dica é Serra Negra que fica a 142 quilômetros da capital. Uma pequena grande cidade cheia de atrativos e muito indicada para quem gosta de comprar roupas de frio – de couro, lã e linha. No centro tem um calçadão com dezenas de lojas de roupas, chocolates artesanais, artesanato e produtos típicos da região e boas opções em restaurantes, bares e cafés, atraindo os visitantes aos finais de semana e cativando-os com a costumeira hospitalidade.

13 cidades do interior de São Paulo para conhecer - parte 2 - Serra Negra

O município também é muito ligado ao verde então tem muitas trilhas, cachoeiras e capricha na exploração sustentável do ecoturismo. Apesar de pequena é muito agradável de ficar e ótimas são as opções de hotéis e pousadas. Estando por lá conheça também o Mirante do Alto da Serra (foto em destaque acima), o Lago dos Macaquinhos, a Disneylândia dos Robôs e o Museu do Café. Um passeio de teleférico também é obrigatório.

Piracicaba:

Destino certeiro é a progressista Piracicaba que fica a 164 quilômetros de São Paulo. A bela cidade é muito conhecida pela Rua do Porto e seu Rio Piracicaba. Nada de esporte radical, são passeios tranquilos e ótima gastronomia com muito peixe e frutos do mar. A Rua do Porto e seus barzinhos estão sempre bem movimentados. Almoçar em família por lá em um final de semana é um ótimo programa.

Destaque também para o Museu da Água, – o primeiro aqueduto da cidade – um passeio educativo e com uma bela vista do rio. O Museu Histórico e Pedagógico Prudente de Morais também é muito interessante, um belo e imponente edifício que conta muito da história e da cultura do município.

13 cidades do interior de São Paulo para conhecer - parte 2 - Piracicaba

Pensa que acabou? O Engenho Central (ao fundo na foto acima) é nossa dica de parada obrigatória. Uma construção bem antiga que já foi uma indústria quando a imponente cidade dava seus primeiros passos rumo ao progresso. Hoje são vários prédios tombados e um belo teatro em um deles que é um exemplo de preservação.

Tem também o Shopping Piracicaba, ótimo local para passar o dia. E citamos também a tradicional Festa das Nações que acontece anualmente e atrai visitantes de toda a região. Dá um google aí, ótima festa!

O que dizer de Pira? Eu nada, vou deixar para Craveiro e Cravinho, legítimos filhos da terra: “Piracicaba que eu adoro tanto, cheia de flores, cheia de encanto. Ninguém compreende a grande dor que sente, um filho ausente a suspirar por ti”. Ainda não clicou no link? Então clique e ouça este hino!!!

São Luiz do Paraitinga:

E no Vale do Paraíba a 171 quilômetros da capital está São Luiz do Paraitinga, município tombado pelo Patrimônio Cultural Nacional e muito conhecido pela bela arquitetura de suas igrejas (que são muitas) e pelo seu Centro Histórico.

13 cidades do interior de São Paulo para conhecer - parte 2 - São Luiz do Paraitinga

A Trilha das 7 Cachoeiras mescla um passeio histórico com o contato com a natureza. Bem estruturada e com um mirante incrível no ponto final da trilha, rende ótimas fotos e lembranças. Outro ponto bem legal de se visitar é a Igreja Nossa Senhora do Rosário localizada no alto de um morro: é fazer nossas orações e contemplar a criação divina do belo mirante natural que o local proporciona.

Curiosidade: A Igreja Matriz São Luiz de Toloza foi brutalmente castigada por uma enchente em 2010 que quase resultou em sua total destruição. Reconstruída, voltou a ser um dos pontos mais visitados do pequeno, belo e cativante município.

E na Cachoeira Fazenda Vitória o encontro é com o verde, a natureza e as águas – tem área de acampamento, tirolesa, rapel e muitas aventuras a sua espera. Recomenda-se visitar o site do local para informar-se sobre os valores da diária e do agendamento, mas adiantamos que o custo benefício é ótimo.

Campos do Jordão:

Indicar Campos do Jordão como destino de viagem é chover no molhado: todos indicam. Mas as indicações só demonstram que a “Suíça Brasileira” é quase uma unanimidade, em especial para os passeios em casais de namorados ou em lua de mel e nas épocas mais frias do ano. Dentre as cidades do interior de São Paulo é das que mais lembram a Europa.

A 173 quilômetros da capital, a cidade oferece ótimas opções de hospedagem, uma gastronomia requintada e um clima de romance. O Festival de Inverno que acontece todo ano é simplesmente inesquecível.

Campos do Jordão

Anote aí algumas dicas de passeios: o Borboletário Flores que Voam, o Bosque do Silêncio, o Morro do Elefante, a Pedra do Baú, o Palácio Boa Vista e várias cervejarias famosas para visitação. Para os casais as opções não faltam. E a cidade é tão bonita que só de sair caminhando pelas ruas já está valendo o passeio.

Águas de São Pedro:

A penúltima dica é a estância hidromineral de Águas de São Pedro que fica a 187 quilômetros da capital e bem próxima a Piracicaba. Conhecida pela tranquilidade e pela qualidade de vida e suas famosas águas terapêuticas, é um destino que todos gostariam de ir. É a menor (e uma das melhores com certeza) das cidades do interior de São Paulo.

Destacando também pontos de visitação como a Fonte Gioconda, o Caminho do Sol, o Monumento das Águas, a Represa das Palmeiras e a Fonte Almeida Salles. Abaixo, o Fontanário Municipal, olha que lindo:

Águas de São Pedro

E para quem gosta de toboáguas, tobogãs e muitas aventuras aquáticas tem o sensacional Thermas Water Park, diversão garantida para toda a família e que agrada a todos os gostos. Uma dica é agendar a visita pelo site: dá um google aí.

Uma linda cidade totalmente ligada às águas. E água é vida. Visite!

Brotas:

E por fim a belíssima Brotas e gente, que cidade de tirar o fôlego! É o paraíso para quem gosta de tudo que for ligado à natureza: tem muito esporte, ecoturismo, tem muita trilha, uma cachoeira mais linda que a outra, arvorismo e muito, muito mais a 235 quilômetros da capital. Empolgante!

13 cidades do interior de São Paulo para conhecer - parte 2 - Brotas

Algumas opções interessantes no município são a Areia que Canta (foto acima), o Recanto das Cachoeiras, o Parque do Salto, a Represa do Patrimônio e o Viva Brotas Eco Parque. Para todo aquele que quer curtir um final de semana cheio de aventuras a cidade tem várias hospedagens muito interessantes e que até incluem alguns esportes.

>>> PORQUE VOCÊ DEVE VIAJAR SEMPRE QUE PUDER? 10 MOTIVOS!

Bom pessoal vamos ficando por aqui, esperamos que tenham gostado destas 13 cidades do interior de São Paulo e agradecemos sua visita. Coloque nos comentários qual cidade você tem curiosidade em conhecer ou qual você quer retornar pois já está com saudades. Um grande agraço e muita saúde, sorte e sucesso para todos vocês.

>>> 13 CIDADES DO INTERIOR DE SÃO PAULO PARA CONHECER – PARTE 1
>>> 7 LINDAS CIDADES ENCRAVADAS NA MONTANHA QUE CHORA!
CAMPOS DO JORDÃO-SP HOLAMBRA-SP
Brotas SP PIN 2,9
VIRAL 11,6
viral 5,9
fonte: pinterest
5/5 - (1 vote)

Deixe seu comentário