Porque você deve viajar sempre que puder? Dez motivos!

Quer saber o porque você deve viajar sempre que puder, sempre que tiver uma chance? Fique conosco que vamos apresentar 10 motivos ao longo deste artigo que farão com que você comece a pensar seriamente em colocar o pé na estrada.

De antemão agradecemos a visita e já te convidamos para um breve retorno. Compartilhe o conteúdo com seus amigos e se inscreva para receber as atualizações do blog!

A idéia é te inspirar e incentivar a deixar as malas no jeito e se preparar para conhecer aquele lugar incrível que você ainda não foi ou rever aquele que deixou boas lembranças. Espero ter sucesso.

Porque você deve viajar sempre que puder

Um ponto muito forte e positivo a se levar em conta quando o assunto é viajar é a quantidade de conteúdo, de educação mesmo, que adquirimos em um passeio, por mais simples que seja.

Todos sabemos que são várias as formas de se educar além das escolas e seus livros, professores e alunos mas afirmo que uma das maneiras mais incríveis – senão a mais incrível – de se fazer isso é viajando por aí. Então olho nos novos conhecimentos, nada melhor que uma pessoa com conteúdo não acha?

E não é preciso sair por aí viajando o mundo e nem pense que nossas dicas são para gente rica porque não é assim. Você pode fazer isso dentro de nosso imenso país, dentro do maravilhoso interior do estado de São Paulo e até na sua cidade vizinha. Acredito que viajar é como criar uma expansão de território dentro de nós mesmos.

Vamos então aos 10 motivos porque você deve viajar sempre que puder, em minha singela opinião, e a melhor forma de se adquirir educação também. E não é educação de etiqueta não, é educação de conteúdo, de repertório, esse tipo de educação que estou falando.

Após a leitura deixe sua opinião nos comentários e se tiver mais algum motivo que esqueci de mencionar por favor acrescente. Vamos compartilhar? Então vamos lá aos 10 motivos? Bora!

Você deve viajar para se conhecer

Porque na estrada você está repleto de opções e tem o poder da escolha. Como já disse não precisa sair viajando pelo mundo não, vai aqui mesmo pelo Brasil. Nosso país é muito rico e vários são os “Brasis” a se conhecer.

Viajando você se dá conta do que gosta e do que não gosta, do que faz apenas para agradar seu ciclo de amizades e familiares. Fica sabendo do que você gosta de ver, do que gosta de ler, escutar, quem você gosta de beijar, o que você gosta de comer.

Você deve viajar para entender a natureza

Apesar de vivermos em apartamentos, andarmos de metrô abaixo da linha do solo e cruzarmos os céus em aeronaves, somos seres naturais. E quando estamos em um lugar onde a natureza salta aos nossos olhos é notório que o nosso humor muda, até nosso espírito muda. A natureza causa um grande impacto na gente, sem dúvida.

Explorando novos destinos naturalmente você começa a aprender sobre os fenômenos da natureza, sobre os vales, as montanhas e os vulcões. De repente você está se interessando por geografia e geologia, está a falar e pensar sobre astronomia e história.

Acredito que por perceber novos ecossistemas por perto e vivenciar toda a energia do lugar visitado você não é o mesmo quando acaba o passeio, sai bem mais rico e cheios de informações novas que não estão presentes em nosso dia a dia, em nossa cidade, em nosso “mundinho”.

Você deve viajar para entender o passado

Sair por aí é entrar em contato com a história. Tudo o que aprendemos foi através dos livros. Mais do que visitar os marcos históricos e os pontos turísticos de um lugar é conversarmos com as pessoas deste lugar.

Essa oportunidade de ouvir outras visões e versões da história é única. Quando falamos de história e de historiadores estamos falando de visões: um historiador escreve a sua versão sobre determinado tema e esta visão acaba sendo muito pessoal e tendo uma linha de pensamento.

Conversando com as pessoas você aprende o outro lado da moeda e forma sua própria opinião e para isso não tem jeito, é só enfiando o pé na estrada mesmo.

Você deve viajar para entender o futuro

Viajando e saindo de nossa zona de conforto podemos entender os dias de hoje, o que está acontecendo ao nosso redor, como a sociedade está se organizando no final das contas.

Estamos em uma sociedade capitalista e de consumo, já passamos pela Revolução Industrial e estamos na Era Digital. Participando de eventos em diversos lugares e trocando experiências você entra em contato com toda essa revolução que salta aos nossos olhos. Essa vivência pode nos levar a prever o que está por vir e como podemos nos adaptar.

Viajar para aprender a fazer o novo

Porque você deve viajar sempre que puder

Não tem como não aprender coisas novas viajando, que te leva a uma certa “zona de desconforto”. Certamente ao visitar uma fazenda você vai querer montar a cavalo, por exemplo, e provavelmente terá alguém para te ensinar. Vai querer tirar leite da vaca, saber como é feito a manteiga que você consome.

Você vai querer tomar um refrescante banho de cachoeira, vai querer fazer uma trilha off road seja a pé, de bike, de moto ou a bordo um veículo 4X4. Todas essas coisas podem parecer pequenas mas são tão fora da bolha que vivemos que se transformarão em experiências enriquecedoras.

Saiba que nem tudo nas viagens é essa ostentação toda, os melhores resorts, passeios de iates e praias do Caribe. Experiências mais comuns podem ter o mesmo significado e importância quanto coisas assim – ou até mais!

Viajar para ser mais independente

O viajante precisa ser independente na marra e aprende a resolver os próprios problemas, aumenta a confiança em si mesmo e por consequência a auto estima. Aprende a fazer novas amizades e a se despedir delas, pois a alma do viajante diz “oi” e “tchau” com a mesma facilidade. As pessoas entram e saem de nossa vida de forma natural e aprendemos muito com isso.

Muito comum hoje em dia a forma com que algumas pessoas se vitimizam – não sei se sempre foi assim, mas está demais da conta – e as viagens podem ser experiências empoderadoras no sentido de criar uma independência e maturidade, uma capacidade maior de cuidar da própria vida e parar de reclamar.

Viajar para aprender novos idiomas

No caso de viagens internacionais é quase que obrigatório sabermos uma segunda língua, não é? Em especial o inglês, que é quase universal. Quem fala inglês está passos à frente e a capacidade de se comunicar em qualquer lugar do mundo é imensa.

E é incrível como uma viagem facilita a conversação, o sujeito muda de nível quanto ao idioma que apenas aprendeu pelos livros. E assim é com o espanhol, o italiano, o alemão e por aí vai.

Mesmo dentro de nosso incrível país você entra com contato com outras culturas, outros dialetos, outras características de se comunicar surpreendentes.

Experiências com novos idiomas são importantes tanto para o mercado de trabalho quanto para o crescimento pessoal de cada um, abrimos os nossos horizontes.

Viajar para adquirir mais cultura

Saindo da rotina – casa, trabalho, escola, faculdade – e desligando o piloto automático por um tempo, ao visitar um lugar novo você aprende sobre novas culturas.

E cada lugar tem a sua própria: culinárias diferentes, padrões de etiquetas e estilos de vida únicos. Viajando, essas são as suas primeiras percepções – cheiros novos, gostos peculiares, diferentes hábitos.

As culturas costumam ter um traço em comum – o amor pela natureza, pelas artes e por seus antepassados – e cada uma manifesta de sua própria maneira. As manifestações artísticas, a natureza e a forma com que as pessoas se relacionam com elas são únicas.

Quanto à espiritualidade você encontrará diferentes crenças e entenderá então que o mundo não é só o seu próprio umbigo, não é só feito das pessoas que você convive diariamente: o mundo é muito mais do que isso!

Isso tudo a gente pode até aprender nos livros e nos bancos das escolas mas quando saímos para ver o mundo in loco será muito mais impactante.

Viaje para ser mais sociável

Porque você deve viajar sempre que puder

Na estrada é quase que obrigatório ser simpático, ser legal, ser gentil. Os benefícios desse tipo de comportamento são inúmeros e você os leva para a vida.

Não tem como ficar de cara feia para todo mundo, ficar enchendo o saco dos outros ou se achando o máximo. Fora de sua casa e de sua zona de conforto você é obrigado a ser legal e os impactos levam a reflexões como aprender a ouvir mais, ter mais paciência, perceber que não se faz quase nada sozinho.

E aquele pergunta que não quer calar: você conhece alguém que está precisando viajar com urgência?

Viajar para aprender a ter mais compaixão

Na estrada exercitamos esse nobre sentimento. Em diferentes lugares vivenciando experiências não tão legais – como a miséria, a pobreza, a falta de estrutura básica, de segurança ou de habitação – você percebe o quanto é privilegiado em ter uma boa roupa para vestir, tem comida no seu prato todo santo dia, uma casa para morar e uma cama para dormir e tem acesso a educação e lazer.

Quando você sai para perceber o mundo e vê que as pessoas vivem de uma forma bem diferente da sua – com menos recursos e bens materiais – você para de ambicionar tanto. E cria uma espécie de sentimento muito interessante que prova que no final das contas viajar humaniza qualquer um.

>>> 6 CIDADES DO INTERIOR DE SÃO PAULO QUE VOCÊ PRECISA CONHECER!

Me diga então, se identificou com alguns desses motivos inspiradores a colocar o pé na estrada sempre que puder? Discorda de algum, faltou acrescentar algum importante? Deixe sua opinião nos comentários!

E para você que chegou até aqui receba os mais sinceros votos de muita saúde, sorte e sucesso. SEMPRE! E bora viajar!!!

>>> JOANÓPOLIS-SP >>> SÃO FRANCISCO XAVIER-SP
>>> SÃO BENTO DO SAPUCAÍ-SP SOCORRO-SP
>>> SÃO ROQUE-SP >>> GUARAREMA-SP
viral 18,1
reprodução do pinterest
3/5 - (2 votes)

Deixe seu comentário