Grandes Craques apresenta: Gérson, o canhota de ouro!

Gérson de Oliveira Nunes nasceu na cidade incrível de Niterói-RJ em 11/01/1941. Sem dúvida foi um dos maiores jogadores de futebol de todos os tempos.

Meio-campista de qualidade capaz de fazer lançamentos de mais de 40 metros com extrema perfeição, Gérson era a tradução da inteligência dentro do campo, coisa rara nos dias atuais para quem acompanha o futebol.

Tal como seu ídolo Didi, criador do chute Folha Seca, o canhota era o maestro de seu time no gramado. Era quem pegava a bola do volante de contenção, cadenciava o jogo conforme a necessidade e procurava o melhor lance no momento certo.

O canhota era o maestro e pode-se dizer que ele não lançava a bola, assinava cada lance. Consagrou muitos atacantes, dentre eles o Rei Pelé.

Grandes Craques: Gérson, o canhota de ouro. Gérson, o canhota de ouro.

Pela introdução percebe-se que Gérson não era um camisa 10. Era um meia-de-ligação, um camisa 8. A tradução do atleta inteligente tão raro nos dias atuais para quem acompanha o futebol. O seu estilo pode ser comparado a nomes como os “monstros” Didi, Zidane e Djalminha e nos dias de hoje nomes como os espanhóis Iniesta e Chavi e o alemão Kross, por exemplo.

Carreira:

No final dos anos 50 o menino Gérson já desfilava sua habilidade pelas praias de Santa Rosa e aprofundava a sua técnica e a paixão em jogar futebol. Em 59 já fazia parte do elenco de profissionais do Clube de Regatas Flamengo, ano também de seu primeiro título como atleta profissional. Ficou na Gávea até 63 e saiu como campeão estadual. Em resumo, entrou e saiu campeão do estado.

Em 1963 transferiu-se para o Botafogo de Futebol e Regatas, onde ganhou definitivamente projeção nacional jogando ao lado de monstros como Garrincha, Jairzinho e Paulo César Caju. Ali ele foi campeão estadual por duas vezes e campeão brasileiro em 1968.

Com quase 30 anos veio para o São Paulo Futebol Clube onde tornou-se um dos protagonistas do bicampeonato paulista do tricolor nos anos de 1970 e 1971. Sua personalidade forte e a liderança contribuíram para a estabilidade necessária de um clube que já estava sem títulos por longos 13 anos. No São Paulo travou duelos memoráveis com craques como Pelé, Rivelino e Ademir da Guia.

Já na fase final da carreira retornou ao Rio de Janeiro para atuar por seu clube de coração, o Fluminense Futebol Clube. Nas Laranjeiras foi campeão carioca em 73 e encerrou sua vitoriosa carreira no ano seguinte.

Na Seleção Brasileira brilhou de 1961 a 1972 atuando em 70 jogos, sendo um dos protagonistas do tricampeonato conquistado no México em 1970.

Polêmica:

Gérson também protagonizou uma campanha publicitária do cigarro “Vila Rica” em que o slogan era “gosto de levar vantagem em tudo, certo? Leve vantagem você também…”. A frase acabou sendo popularmente associada como um “jeitinho” desonesto de ser e associada a corrupção, ficando conhecida como “Lei de Gérson”. O atleta por várias vezes se lamentou publicamente por ter seu nome ligado a esses defeitos associados pela cultura midiática ao povo brasileiro.

Principais Títulos de Gérson:

O “papagaio” como também era conhecido por falar muito conquistou o Campeonato Carioca e o Torneio Rio São Paulo pelo Flamengo em 1961 e 1963 respectivamente. Pelo Botafogo foi Campeão Brasileiro em 1968, Campeão Carioca em 1967 e 1968 e do Torneio Rio-São Paulo nos anos de 1964 e 1966. Já no São Paulo participou das campanhas vitoriosas dos Campeonatos Paulistas de 1970 e 1971. No Fluminense ainda sagrou-se Campeão Carioca no ano de 73.

Pela Seleção Brasileira foi Campeão Mundial na Copa do México, em 1970.

Abaixo deixamos um link do youtube com um compilado de várias jogadas de mestre Gérson que retratam a enorme categoria com que exercia a sua genialidade dentro dos gramados, para sua apreciação. Assista, é simplesmente sensacional!

GÉRSON: THE GOLDEN LEFT FOOT – PASSING, SKILLS AND GOALS. CLIQUE!

Se você chegou até aqui é porque gostou do conteúdo, não é? Então compartilhe com seus amigos e deixe seu comentário. Diga-nos qual jogador mais te impressiona, pode ser atual ou um monstro do passado. E como sempre, te desejamos muita saúde, sorte e sucesso. Sempre!

>>> RELEMBRE GRANDES DUPLAS DO FUTEBOL BRASILEIRO!
>>> CONHEÇA A VITORIOSA CARREIRA DE EDMUNDO, O ANIMAL!

Deixe seu comentário